O projeto

 


Contextualização

A leitura é uma capacidade abrangente, cujo domínio proporciona acesso ao conhecimento, organização do pensamento, aprimoramento da compreensão e expressão oral e escrita. Além disso, é uma forma saudável de entretenimento, associada ao desenvolvimento da curiosidade e de uma postura crítica fundamentada.

As escolas e as suas bibliotecas escolares devem incorporar a promoção da leitura como uma estratégia central e transversal nos seus projetos educativos, através de ações formais e informais que contribuam para cultivar o gosto e os hábitos de leitura, integrando-a, consequentemente, na vida pessoal e escolar da sua comunidade.

Os programas de leitura elaborados pelas bibliotecas escolares devem levar em consideração os conhecimentos, capacidades, atitudes e valores descritos no referencial "Aprender com a biblioteca escolar", no âmbito da literacia de leitura, em articulação com os princípios, valores e competências previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.


Objetivo do projeto

Apoiar o desenvolvimento, em cada agrupamento um programa de leitura que conduza, de forma consolidada, ao aumento dos hábitos de leitura e à melhoria das competências de compreensão e expressão nas modalidades oral, escrita e multimodal.


Eixos de intervenção

O projeto estrutura-se nos seguintes eixos de intervenção:

Visibilidade da leitura

Leitura recreativa

Leitura orientada

Socialização da leitura

Envolvimento da família


Princípios gerais

Uma escola aLer mais e melhor:

reconhece que a leitura suporta todas as aprendizagens e é imprescindível ao sucesso pessoal e escolar dos seus alunos;

assume que a promoção do gosto pela leitura e o desenvolvimento das competências leitoras são da responsabilidade de toda a comunidade;

desenha um programa de leitura para o agrupamento/ escola não agrupada, como estratégia basilar do seu projeto educativo;

monitoriza sistematicamente o seu trabalho no âmbito da promoção da leitura e os respetivos impactos.

O nosso projeto



Sem comentários:

Enviar um comentário