A leitura é uma capacidade abrangente, cujo domínio proporciona acesso ao conhecimento, organização do pensamento, aprimoramento da compreensão e expressão oral e escrita. Além disso, é uma forma saudável de entretenimento, associada ao desenvolvimento da curiosidade e de uma postura crítica fundamentada.
As escolas e as suas bibliotecas escolares devem incorporar a promoção da leitura como uma estratégia central e transversal nos seus projetos educativos, através de ações formais e informais que contribuam para cultivar o gosto e os hábitos de leitura, integrando-a, consequentemente, na vida pessoal e escolar da sua comunidade.
Os programas de leitura elaborados pelas bibliotecas escolares devem levar em consideração os conhecimentos, capacidades, atitudes e valores descritos no referencial "Aprender com a biblioteca escolar", no âmbito da literacia de leitura, em articulação com os princípios, valores e competências previstos no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Objetivo do projeto
Apoiar o desenvolvimento, em cada agrupamento um programa de leitura que conduza, de forma consolidada, ao aumento dos hábitos de leitura e à melhoria das competências de compreensão e expressão nas modalidades oral, escrita e multimodal.
Eixos de intervenção
O projeto estrutura-se nos seguintes eixos de intervenção:
Visibilidade da leitura
Leitura recreativa
Leitura orientada
Socialização da leitura
Envolvimento da família
Princípios gerais
Uma escola aLer mais e melhor:
reconhece que a leitura suporta todas as aprendizagens e é imprescindível ao sucesso pessoal e escolar dos seus alunos;
assume que a promoção do gosto pela leitura e o desenvolvimento das competências leitoras são da responsabilidade de toda a comunidade;
desenha um programa de leitura para o agrupamento/ escola não agrupada, como estratégia basilar do seu projeto educativo;
monitoriza sistematicamente o seu trabalho no âmbito da promoção da leitura e os respetivos impactos.
O nosso projeto
Sem comentários:
Enviar um comentário